VTEX DAY

Automação do recolhimento de tributos: uma aliada na expansão de negócios omnichannel

Escrito por: <br>Patrocinador Oficial VTEX DAY 2022

Escrito por:
Patrocinador Oficial VTEX DAY 2022

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Cada vez mais empresas estão apostando em estratégias omnichannel para manter sua competitividade. Afinal, com vários canais de contato disponíveis, os consumidores buscam uma experiência completa e integrada. Mas colocar isso em prática pode ser especialmente desafiador quando consideramos o recolhimento de tributos – e, nesse contexto, a tecnologia surge como uma verdadeira aliada.

A automação fiscal, que já era uma forte tendência entre as empresas brasileiras, foi impulsionada durante a pandemia de COVID-19. De acordo com a pesquisa Tax Trends ‘22, 44,68% das companhias têm uma estimativa de investimento maior para a automatização de processos fiscais em 2022 em comparação com o ano anterior.

Hoje os maiores players do mercado de ecommerce no Brasil fazem uso dessa tecnologia. E não é à toa: com ela, é possível reduzir em mais de 90% o tempo gasto na emissão e pagamento de guias tributárias. Essa agilização de uma tarefa tradicionalmente complexa e demorada traz ganhos operacionais significativos.

Por essa razão, a automação do recolhimento de tributos tem sido a aposta de muitas empresas para viabilizar o omnichannel e reduzir os desafios que surgem com a implementação dessa estratégia. E, se você quer entender melhor como funciona essa parceria de sucesso, continue a leitura.

Omnichannel: a tendência que veio para ficar

Quando começaram a surgir as lojas virtuais, muitas pessoas acreditavam que as lojas físicas estavam com os dias contados, certo? Mas a realidade se mostrou bem diferente. Os diversos canais de venda online e offline estão cada vez mais conectados para entregar uma experiência satisfatória ao consumidor. E esse fenômeno tem um nome: omnichannel.

Imagine que você vá a uma loja física para olhar os produtos, mas ainda não tenha certeza sobre a sua decisão final. Ao chegar em casa no fim do dia, você compra o produto desejado pelo ecommerce da marca. Ou, então, baixa o aplicativo – e ainda consegue aproveitar um cupom de desconto.

Esse é um exemplo de como funciona uma experiência de compra omnichannel, que, aliás, tornou-se a preferência de muitos clientes ao longo da pandemia. Uma pesquisa realizada pela All iN e Social Miner, em parceria com a Opinion Box, mostrou que a quantidade de brasileiros que passaram a consumir de forma híbrida já chega a 60%.

Hoje existem soluções no mercado para viabilizar a omnicanalidade – como a da VTEX, que possibilita a integração de todas as lojas e centros de distribuição de uma empresa.

Automação fiscal como aliada ao omnichannel

Nos últimos anos, as organizações passaram a ampliar seus pontos de contato com o consumidor, que está mais conectado do que nunca. E isso, é claro, potencializa as vendas, pois melhora a satisfação do consumidor e a reputação da marca do mercado. É aí que surge um desafio comum às organizações que exploram diferentes canais: o recolhimento de tributos.

Com vendas sendo realizadas em diversos canais online e offline, a complexidade da tributação aumenta, certo? E pagar todas as guias em tempo hábil quando há um aumento no volume de pedidos, sem o apoio de uma solução tecnológica, não é uma tarefa fácil.

Mas a automação fiscal veio para reduzir essa complexidade consideravelmente e aumentar a eficiência do departamento fiscal. Essa tecnologia torna possível simplificar e desburocratizar a geração de guias e o pagamento de impostos –integrando todos os seus centros de distribuição.

Um ótimo exemplo é a solução Dootax Pagamento de Tributos, que automatiza a emissão e o pagamento das guias tributárias, como GNRE, DARE e DUA. Com ela, é possível emitir 1000 guias em menos de 1 minuto, de forma 100% automática.

Além de proporcionar agilidade, a automação do recolhimento de tributos permite que empresas evitem caminhões parados em barreiras fiscais, que atrasam as entregas e prejudicam a experiência do cliente. Sem dúvida, é uma aliada dos negócios omnichannel de sucesso. 

Escrito por: <br>Patrocinador Oficial VTEX DAY 2022

Escrito por:
Patrocinador Oficial VTEX DAY 2022

Continue lendo: artigos relacionados