VTEX DAY

FastStore: A inovação na sua plataforma de ecommerce impulsionada por resultados

Escrito por: <br>Patrocinador Oficial VTEX DAY 2022

Escrito por:
Patrocinador Oficial VTEX DAY 2022

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Quando pensamos em inovação no ecommerce, certamente imaginamos novas funcionalidades, um layout mega arrojado ou até mesmo uma integração nova, não é mesmo?

Este post não é para tratarmos nada disso, vamos focar em dados, focar em objetividade desde o momento em que o usuário acessa a sua loja e até o momento que ele sai, seja em uma página de conclusão ou que o tempo de carregamento foi tão alto que desistiu.

No mundo moderno, a cultura do imediatismo, termo popularizado por Douglas Rushkoff, nos trouxe uma reflexão ao consumo no ecommerce: Como podemos desconstruir velhos hábitos e gerarmos mais receita aos nossos clientes?

Hoje avançamos os vídeos em maior velocidade para assisti-los, vemos em nossas redes sociais vídeos curtos de notícias, humor e até educação em poucos segundos e porque não focar esforços para ter uma loja cada vez mais rápida.

Um estudo realizado em nov/2020 pelo Google Cloud / R/GA, mediu o carregamento dos 25 principais ecommerces para validar o tempo de carregamento e constatou que em média ficou em 2,89seg, porém algumas lojas levaram 7seg para carregar.

Outro dado muito antigo e que já fazia sentido em 2009 feito pela Akamai e a Forrester Consulting realizou uma pesquisa com internautas e descobriram: 47% dos consumidores esperam que a página carregue em 2 segundos ou menos. 40% dos consumidores abandonam o site após 3 segundos.

Deixar o visual de sua loja mais simples e o achismo sobre funcionalidades que convertam mais tornou-se uma decisão sábia para quem deseja amadurecer o seu ecommerce e se adequar às novas tendências. Afinal, de nada adianta uma loja com um layout fantástico se as suas notas de performance no Lighthouse estão zeradas.

De uma coisa nós não temos dúvidas, a VTEX dispara quando o assunto é performance! Estamos contentes em ver o caminho em que a FastStore, uma nova forma de implementar lojas vem ganhando força e interesse.

Se antes desenvolver uma loja era baseado em linguagens de programação básicas como HTML, CSS e JavaScript, hoje esse leque só aumenta como linguagens mais atuais como o ReactJs ou o framework VTEX IO e se a sua loja ou plataforma não se atualizar, ficará para trás.

Temos visto esse movimento e essa ânsia por tecnologia, tornando cada vez mais fácil e flexível entregarmos uma loja rápida, performática, estável e com boa visibilidade aos buscadores.

A FastStore nos oferece uma infraestrutura capaz de armazenar páginas acessadas com seus conteúdos pré-renderizados, como sites estáticos lá no início do ecommerce no Brasil, há mais de 25 anos atrás, quando as lojas carregavam realmente rápidas(por não ter basicamente nenhum conteúdo para carregar).

Sem falar das notas no SEO que são de cair o queixo, uma loja totalmente otimizada e focada para a visibilidade nos buscadores, afinal com mais de 1 milhão de lojas virtuais no Brasil, como se destacar ao digitar aquele nome do produto na barra de pesquisa do nosso querido Google?

É claro que entendemos que nem todas as regras de negócio de nossos clientes estão contempladas nessa tecnologia por ser algo muito novo(por enquanto) e que há um longo caminho de aprendizado e estudos, mas que ao aceitar o risco e o desafio junto com um parceiro experiente e uma plataforma que permite essa possibilidade de inovação as chances de decolar são altíssimas.

A FRN³ presente no Quadrante VTEX como MVP(Most Valuable Partner), ou seja, um dos parceiros mais valiosos do ecossistema, aposta nas novas tecnologias como um caminho para traçar a evolução do mercado digital em nosso país. Vamos juntos?

Escrito por: <br>Patrocinador Oficial VTEX DAY 2022

Escrito por:
Patrocinador Oficial VTEX DAY 2022

Continue lendo: artigos relacionados