VTEX DAY

Identidade Digital: o futuro do varejo

Escrito por: <br>Patrocinador Oficial VTEX DAY 2022

Escrito por:
Patrocinador Oficial VTEX DAY 2022

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Uma publicação recente da MIT Technology Review apontou as Top 10 tendências em inovação tecnológica para o ano de 2022 e está lá no topo da lista: o fim das senhas. Isso mesmo, apesar de serem hoje a forma de autenticação mais comum para acessarmos devices, gadgets, apps, contas, e-mails e perfis em sites de compras, senhas podem ser roubadas, adivinhadas e forçadas. 

Pode parecer estranho, já que por décadas utilizamos senhas para fazer qualquer coisa online. Mas novas formas de autenticação já existem e tendem a ganhar tração – de forma muito rápida. Entre as tecnologias mais seguras para assumir o posto das senhas, segundo a MIT Technology Review, está a autenticação biométrica. A biometria facial é uma das formas de identificar as pessoas digitalmente e a maneira mais segura de provar que você é você. 

Essa revolução já está em curso e trazendo mais confiança e inovação para diversos setores, inclusive no Brasil. A unico IDTech, empresa pioneira e líder em identidade digital no país, realiza a cada mês quase de 25 milhões de autenticações de identidade, entre acessos a bancos, carteiras digitais, fintechs, varejo e comércio eletrônico. Autenticar a identidade de pessoas, revendedores e empresas no mundo digital é fundamental para evitar fraudes, proteger dados, fomentar transações rápidas, seguras e sem fricção. 

Somente no ano passado, a unico ajudou a evitar R$ 70 bilhões em fraudes com sua solução de autenticação, o unico | check, plataforma que o público do VTEX DAY 2022 pode conhecer de perto. Atuando como uma barreira contra fraudes, o unico | check conta com uma tecnologia de prova de vida, o “liveness”, grande tendência do mercado para viabilizar, de forma segura, o acesso a produtos e serviços.

O potencial da identidade digital é enorme. Um estudo da McKinsey apontou que esse tipo de identificação pode gerar um valor estimado em 13% do PIB brasileiro até 2030. E o aclamado Tech Trends Report, estudo anual do Future Today Institute, crava que a identidade digital começará a ultrapassar o uso da identificação física em 2022. 

Ao permitir que as pessoas validem seus dados com segurança e privacidade, a identidade digital destrava acesso a uma vida digital mais conveniente. Por isso, é um elemento essencial para sustentar jornadas inovadoras de experiência de compra, seja no ecommerce, recommerce, lojas inteligentes, varejo phygital, interações com chatbots, pagamentos com a face, comércio no metaverso e para onde mais a tecnologia nos levar em matéria de interação entre comércio e pessoas, no mundo físico ou no digital. A identidade digital é o futuro do varejo. 

Escrito por: <br>Patrocinador Oficial VTEX DAY 2022

Escrito por:
Patrocinador Oficial VTEX DAY 2022

Continue lendo: artigos relacionados