VTEX DAY

Same Hour Delivery com Selo Carbono Neutro

Escrito por: <br>Patrocinador Oficial VTEX DAY 2022

Escrito por:
Patrocinador Oficial VTEX DAY 2022

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

pela pandemia e que trouxeram grandes desafios aos embarcadores, operadores logísticos e transportadoras em um país de dimensões continentais como o Brasil.

Olhando o nosso passado recente, podemos afirmar que a pandemia alavancou o uso do comércio eletrônico a níveis jamais imaginados até mesmo pelos entusiastas mais otimistas, e como mencionado no Blog da VTEX: “Se antes da pandemia, o mercado de ecommerce enfrentava barreiras de desconfiança dos consumidores quanto a questões de segurança, hoje, 63% dos compradores afirmaram ter ganhado o hábito de comprar online durante o período e 79% destes pretendem manter, segundo pesquisa do Google. “. Hoje em dia é impossível encontrar alguém que nunca se aventurou em uma transação online, e com esse movimento irreversível a jornada das entregas tornou-se cada vez mais complexa, trazendo inúmeros desafios ao ecommerce bem como para as transportadoras, que precisam finalizar o translado das mercadorias com a precisão e velocidade de uma equipe de Fórmula 1.

Diversas etapas e inúmeros pontos de contato, que se apoiados pela tecnologia, podem agregar muito valor ao cliente final, que aguarda o recebimento da entrega no menor tempo possível e com a qualidade que reflete imediatamente no net promoter score (NPS). Entregas literalmente cronometradas bem como a gestão da expectativa do cliente final tornaram-se desafios constantes de uma boa gestão last-mile, além da transparência total em todas as fases de uma entrega até a última milha. E como equalizar todas essas exigências sem o uso de tecnologia logística adequada? Empresas que ainda não implementaram uma Torre de Controle eficiente, bem como o uso de uma ferramenta de tracking com roteirização e sequenciamento de rotas integradas com um Power BI para a gestão de indicadores em tempo real certamente perderão espaço em um mercado cada vez mais competitivo e ocasionando na maioria das vezes uma enorme insatisfação ao cliente final, que aguarda hoje em dia uma entrega praticamente instantânea, um novo conceito de “pediu-chegou”, ou seja: em uma ou duas horas, e não mais em dois ou três dias…

Consequentemente, toda essa velocidade nas entregas afeta diretamente um dos pilares do ESG, ou seja: não podemos esquecer de todo o impacto causado ao meio ambiente, e dessa forma termos a consciência de que o aumento na velocidade e a quantidade das entregas ocasionará mais emissões de CO2, não é mesmo? A eletrificação dos meios de transportes é uma tratativa importante, porém até lá o que teremos que fazer para colaborar com o meio ambiente?

O compromisso com a redução da emissão de gases de efeito estufa já não é mais apenas uma tendência de mercado ou uma hashtag de impacto…. É um caminho sem volta e inclusive atrelado ao bônus de performance dos Executivos a nível global. Tornou-se indispensável na pauta ESG de todo o segmento logístico e tem ganhado cada vez mais força entre as lojas virtuais que buscam a consolidação do pilar de Sustentabilidade Corporativa como vantagem competitiva.

Metas agressivas para a redução da emissão de GHG (CO2, CH4, N2O, SF6, HFC e PFC) são mencionadas diariamente, mas sabemos que a estrada ainda é longa e a neutralização da degradação das emissões atuais é fundamental. Essa ação busca limitar o aumento da temperatura da Terra em 1,5º C, renovando a esperança de revitalizar o nosso Planeta. Ou seja, mensurar de forma exata a emissão de carbono proveniente desses deslocamentos, compensando-as com créditos de carbono certificados e reconhecidos internacionalmente tornou-se o foco atual desse segmento.

Portanto, tornar as entregas relâmpagos cada vez mais sustentáveis, apoiando projetos de preservação ambiental e tecnologia limpa auditados por órgãos renomados e com lastro comprovado é o que as empresas e consumidores estão cada vez dispostos a investir!

Escrito por: <br>Patrocinador Oficial VTEX DAY 2022

Escrito por:
Patrocinador Oficial VTEX DAY 2022

Continue lendo: artigos relacionados