VTEX DAY

Veja 5 dicas de gestão para aumentar as vendas do seu ecommerce

Escrito por: <br>Patrocinador Oficial VTEX DAY 2022

Escrito por:
Patrocinador Oficial VTEX DAY 2022

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Atitudes práticas podem facilitar a gestão e garantir o sucesso da sua loja online, confira quais são elas

O comércio eletrônico já representa 6% do varejo brasileiro, com 1,59 milhão de lojas, segundo pesquisa “Perfil do E-Commerce Brasileiro”, da PayPal Brasil e BigDataCorp, publicada em agosto de 2021. Mas embora seja um mercado em constante expansão e de relativamente fácil entrada, as lojas online ainda encontram dificuldade para se manterem ativas. Isso porque, embora não pareça, a gestão de um e-commerce é tão ou mais complexa do que de uma loja física.

Entre os principais desafios dos empreendedores de lojas online estão: tributação, logística, marketing, concorrência, fluxo de caixa e estoque, de acordo com a Pesquisa Nacional de Varejo Online, do Sebrae. Com isso podemos somar ainda a falta de planejamento e de controle de custos, que são os dois maiores motivos das lojas online decretarem falência.

A gestão de um e-commerce envolve o conhecimento de diversas áreas: administração, logística, economia, marketing e tecnologia. E muito mais do que aumentar as vendas, o domínio destes conceitos é fundamental para a própria sobrevivência do negócio.

Confira abaixo 5 dicas de gestão para seu e-commerce.

1. Faça um bom planejamento

Se existe algo capaz de separar o sucesso da falência de um negócio – seja ele virtual ou presencial – é o planejamento. A falta dele é uma das principais razões para o fracasso dos e-commerce, representando 27%  dos motivos que levam ao fechamento precoce de um comércio eletrônico, segundo pesquisas do Sebrae.

É por isso que preparar um plano de negócios bem detalhado é a primeira etapa de uma boa gestão do seu e-commerce. Esse planejamento vai guiar as principais decisões relacionadas ao negócio e com isso ajudar a driblar possíveis problemas de gestão.

Basicamente, um plano de negócios contém todas as principais informações sobre a atuação da empresa como: seu público alvo, concorrência, custo, tempo de implantação, retorno sobre o investimento e estratégias de diferenciação. Além de definições como o nicho e área de atuação (local ou nacional).

2. Tenha um bom controle financeiro

Controle financeiro é um dos conceitos básicos da boa gestão de qualquer negócio, e para o e-commerce não é diferente. Para isso é importante ter a contabilidade sempre atualizada, com registro do fluxo de caixa (todas as entradas e saídas), custos, despesas, margem de lucro e capital de giro disponível. Com um bom controle financeiro é possível avaliar melhor os resultados e definir novas estratégias. 

Um dos melhores aliados à gestão financeira de qualquer e-commerce é um sistema de ERP – Enterprise Resource Planning  — ou, em português, Sistema Integrado de Gestão Empresarial. Esse tipo de ferramenta garante que todas as informações financeiras estejam atualizadas e integradas com as demais áreas. 

Integrado ao VTEX, o ERP do BSeller oferece ao lojista total controle e integração das vendas, estoque, compras e financeiro aos demais módulos do seu negócio: SAC, logística e transporte. Com isso, a gestão do e-commerce se torna mais fácil e assertiva.

3.  Fique atento ao controle de estoque

A falta de acurácia de estoque, ou seja, a apuração do que está presente no sistema de controle de mercadorias, é um dos principais erros de gestão das lojas online. Quando não há controle de estoque é possível que o consumidor compre um produto que não está mais disponível, o que acaba gerando atraso no envio, além de reclamações e devoluções.

Por isso, é fundamental garantir que o estoque esteja sempre atualizado e evitar esse tipo de problema, é possível também mantê-lo sempre abastecido com os itens de maior saída para não perder vendas. 

4. Garanta uma boa entrega

Uma estratégia de gestão que certamente vai ajudar a aumentar as suas vendas é a fidelização dos clientes. Mas como realizar isso? Certamente, garantir uma boa experiência de entrega é um dos principais recursos. Afinal, sabemos que experiências ruins de compra levam a maioria dos clientes a migrarem para os concorrentes, conforme aponta pesquisa do Zendesk. 

As formas de proporcionar uma boa experiência ao cliente vão além de oferecer frete grátis ou com desconto ou prazo de entrega mais curtos – embora esses sejam pontos que pesam na decisão de compra. Oferecer garantia estendida, com um prazo de troca ou devolução maior do que o previsto em lei, e disponibilizar o rastreamento do pedido são diferenciais que impactam na recorrência do cliente. 

5. Conte com um bom sistema de ERP Integrado

Uma das formas mais eficazes de garantir uma boa gestão de seu e-commerce e consequentemente o aumento das suas vendas é contar com um bom sistema de ERP. Ao estar integrado à Plataforma de Comércio Eletrônico do VTEX, o ERP do BSeller agrupa e automatiza todas as tarefas realizadas pelo seu e-commerce. 

O ERP do BSeller permite a total integração com módulos importantes para o e-commerce, como SAC, logística e transporte, pois foi desenvolvido especialmente para lojas online. Com a unificação e centralização das informações, é possível ter mais eficiência, produtividade, segurança e uma gestão mais organizada. 

Conheça mais sobre a solução e fale com um especialista, clicando aqui

Escrito por: <br>Patrocinador Oficial VTEX DAY 2022

Escrito por:
Patrocinador Oficial VTEX DAY 2022

Continue lendo: artigos relacionados